Já sentiu dificuldade de provar para a diretoria a importância das campanhas de marketing para os resultados da empresa? O número de clientes adquiridos, o ticket médio, o volume de vendas não foram suficientes para fazer com que acreditassem que o marketing é essencial para manter a empresa vendendo?
Então, talvez seja hora de você se aprofundar um pouco na matemática e começar a calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) das suas campanhas de marketing. Veja como fazer isso!
O que é ROI e qual a sua importância
ROI é um termo financeiro utilizado para calcular o retorno de um investimento feito pela empresa. Quando empregado em campanhas de marketing, ele serve para mostrar a efetividade de cada ação, ou seja, dizer com todas as letras (ou números) quanto cada real investido em marketing traz de retorno financeiro para a empresa.
Em termos simples, o cálculo do ROI é feito da seguinte maneira:
ROI = RECEITA – DESPESAS / DESPESAS
Receita é o valor acumulado de todas as vendas e despesas são todos os investimentos feitos em marketing, como equipe de marketing, publicidade paga, manutenção do site da empresa, links patrocinados, anúncios, produção de conteúdo para o blog, entre outros.
Como calcular o ROI das suas campanhas de marketing
Imagine que você invista R$ 10.000 em uma campanha de anúncios patrocinados para fazer o lançamento de um novo produto no mercado. O custo por mil visualizações é de R$ 50, ou seja, com esse investimento você garante 200 mil visualizações para o seu anúncio. Dessas 200 mil visualizações, você conquista 500 clientes, gerando uma receita de R$ 500.000. Desses números, podemos tirar vários insights:
- Taxa de conversão = 500 clientes / 200 mil visualizações = 0,3%
- Custo por visualização = 10.000 / 200.000 = R$ 0,05
- Custo de aquisição de cliente = 10.000 / 500 = R$ 20,00
Agora vamos ao ROI:
- ROI = RECEITA – INVESTIMENTO / INVESTIMENTO
- ROI = 500.000 – 10.000 / 10.000 = 49
- ROI = 4900%
Isso significa que para cada R$ 1,00 que você investe em campanhas de marketing, gera R$ 49,00 de retorno. Veja também que o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) foi de R$ 20,00, e que o retorno em vendas é de R$ 980,00 por cliente. Você continuaria investindo em marketing se pudesse ver esses números dessa forma?
Como usar esses dados para otimizar suas campanhas de marketing
Esses dados não servem apenas para que você mostre a efetividade das suas campanhas, mas também para otimizá-las, ou seja, melhorar ainda mais seus resultados. Sabendo qual é a taxa de conversão de cada ação de marketing, é possível saber se ela é efetiva ou não e o que pode ser aprimorado para aumentar ainda mais o número de conversões.
No nosso exemplo de campanha, o conteúdo do anúncio poderia ser trabalhado para atrair a atenção de mais pessoas, gerando mais cliques, assim como a página de destino, visando converter mais visitantes em clientes.
O custo de aquisição de clientes permite que você saiba o quanto está gastando para aumentar a sua base de clientes. Quanto maior é o CAC, menor é a lucratividade da empresa, ou seja, maiores os seus custos e menos efetivas são suas campanhas de marketing. Uma forma de reduzir esse custo e tornar suas campanhas mais efetivas seria investir em Inbound Marketing ou, ainda, trabalhar a fidelização de clientes para aumentar o ticket médio sem comprometer o orçamento.
O ROI pode ser calculado globalmente, considerando todo o investimento feito em marketing, ou por ações, mostrando quais canais e estratégias trazem melhores resultados para a sua empresa.
Pronto para calcular o ROI e mostrar a efetividade das suas ações? Veja também como utilizar o e-mail marketing para alavancar as suas vendas e prepare-se para melhores resultados!